Pular para o conteúdo principal

MANTA DE CROCHE PARA BEBE (CROCHET BABY)


Olá, amiga (o)!

Hoje quero te mostrar a MANTA DE CROCHÊ que fiz para Isabela. Ela é toda em PONTO BAIXO (PB) PONTO ALTO ALONGADO (paa), uma Carreira (carr) de cada. 

O Ponto Alto Alongado fica mais fechadinho que o Ponto Alto (pa) ou que o Ponto Alto Duplo. Gostei muito da sua trama. Eu queria fazer um ponto mais elaborado, no entanto, minha filha me pediu uma manta com pontos bem fechadinhos.  Nas bordas fiz um barrado em ponto rede, muito simples que, em contraste com o tecido de crochê, auferiu mais leveza a peça.

MATERIAL NECESSÁRIO:
Lã Super Bebê, Cisne,  na cor branca. (Essa cor bege se deve a luminosidade);
Agulha para Crochê 3 mm;
Tesourinha e Agulha de Tapeceiro,  para o arremate.  
MEDIDAS:
1,40 m de altura e
1,20 m de largura

Essa manta teci no tamanho de um cobertorzinho, para que ela possa ser usada por mais tempo... Seu formato também fiz retangular, tal qual o de uma coberta.
As medidas tradicionais de uma manta para bebê é de 80 cm x 80 cm ou 90 cm x 90 cm. Se você quiser a sua no tamanho tradicional: Teça um fio de correntinhas, na medida que você queira a sua manta, menos a medida da barra. 
Exemplo: 
Para uma manta que meça 80 cm  x 80 cm  e uma barra que meça 15 cm de largura, faça a seguinte conta:
80 cm - 15 cm  - 15 cm  = 50 cm

Sendo, 80 cm para o corpo da Manta - 15 cm para a Barra da lateral esquerda - 15 cm para a Barra da lateral direita = 50 cm.  

50 cm é medida inicial, do fio de correntinhas, que você deve tecer. ATENÇÃO! Ao tecer os pontos sobre o fio de correntinhas ele tende a diminuir, por esse motivo, recomendo fazer seu fio de correntinhas maior que 50 cm.

Medir novamente, esse fio, quando estiver tecendo a 1ª Carreira... E o que sobrar de correntinhas, desmanche com uma agulha de bordar, e arremate a ponta do fio, passando entre os pontos, de forma que fique escondido. 


1ª PARTE
BASE:
Para a base, teça um Fio de Correntinhas com + ou - 1 metro de comprimento.

Tal qual te recomendei, anteriormente, eu, também, não contei as correntinhas, para o início do trabalho. Queria uma manta com 90 cm de corpo... (Calculei 15 cm de barra de um lado +  90 cm do corpo da manta + 15 cm de barra do outro lado = 120 cm)... Para isso, teci um fio de correntinhas de + ou - 1 metro (para que sobrasse correntinhas, depois de tecida a 1ª Carreira)... Em seguida, teci os Pontos Altos Alongados (paa), até completar os 90 cm. Depois, cortei o nó inicial do fio de correntinhas e desmanchei o que sobrou de correntinhas, até o início da carreira de Pontos Altos Alongados. Arrematei a ponta da linha, passando o fio entre os pontos de base. Assim assegurei que minha manta ficasse no final com uma largura de 120 cm...

Caso você ainda tenha duvidas de como desmanchar e arrematar essa ponta de linha, veja o vídeo que a Profª Elaine, do blog www.elainecroche.blogspot.com, ensinando a fazer isso: http://www.youtube.com/watch?v=HxN74VbqRXc . 

1ª CARREIRA:  
Ponto Baixo (pb), em cada uma das Correntinhas (corr) do Fio da Base.
Atenção! Lembre-se que esse ponto é múltiplo de 3 + 1, ou seja, você deve tecer números de pontos múltiplos de 3 até o final da carreira e aí acrescentar + 1 ponto. 
Exemplo: 
3 x 70 = 210 corr
210 + 1 = 211 corr 
Portanto, se esse fosse o seu numero de pontos a tecer, você deveria tecer 211 Pontos Baixos (pb), sobre o fio de correntinhas. 
2ª CARREIRA:
3 Correntinhas (corr), para subir e iniciar a Carreira (carr) +
1 Ponto Alto Alongados (paa), em cada um dos Pontos Altos Alongados (paa) da Carreira (carr) anterior.

Veja o VÍDEO DO PONTO ALTO ALONGADOque fiz para te mostrar como o teço... 







3ª CARREIRA:
Repita os mesmos procedimentos da 1ª Carreira (carr), ou seja, 1 pb em cada paa da carr anterior.
4ª CARREIRA:
Repita os mesmos procedimentos da 2ª Carreira (carr), ou seja, 1 paa em cada pb da carr anterior.
DEMAIS CARREIRAS:
Continue tecendo dessa forma, sempre alternando:
Uma carreira de Pontos Baixos e a próxima de Pontos Altos Alongados, até atingir a medida da altura, que você queira sua manta...
ULTIMA CARREIRA:
A ultima Carreira (carr), do corpo da manta, deve ser em Pontos Baixos, tal qual a 1ª Carreira (carr), 
2ª PARTE

BARRA DE PONTOS TELA:

DICAS:

1. Para que sua barra e os cantos não fiquem embabadando e fiquem com essa aparência bem retinha e bonita, teça suas correntinhas mais apertadas que o ponto da manta, de forma que não fiquem fluidas... Veja que as minhas ficam bem fechadinhas... Se o seu ponto for mais larguinho use uma agulha de numero menor para tecer a barra. Assim suas correntes ficarão justinhas e seu barrado maravilhoso. Ok?

2. Para que o canto da sua barra fique perfeito, marque a alça de correntinhas que fica bem no canto e teça sempre, sobre ela  1 Ponto Baixo (pb) + 5 Correntinhas (corr) + 1 Ponto Baixo (pb). Assim vai se  formar o bico... Por que o bico se forma? Porque no ponto tela você tece apenas 1 pb sobre cada e depois tece o arco de correntinhas que fica entre um arco e outro... E no canto fica arco sobre arco...Observe no gráfico, a seguir, para melhor entendimento... 

Abaixo detalhe de como fica perfeito o bico... 
LEITORAS QUE TECERAM ESSA MANTA OU BARRA:
. Ana Laura Menezes, amiga leitora, da cidade de São Paulo - SP, teceu a sua;
. Cris, do blog Minhas Linhas e Eu, adicionou babadinhos nas bordas e florzinhas nos cantos, o que a deixou bem feminina.
. Kika Neves, do blog Feito a Mãe.




Muito Obrigada pela sua visita, sua companhia e seu carinho.

Bons Crochês!
Abraços com carinho,

Sônia Maria


Comentários

  1. HOLA SONIA MARIA:

    QUE MARAVILLA DE MANTA, HERMOSA PUNTADA Y LA PERFECCIÓN DE TUS MANOS MUY BUENA!!!

    YA SE TE EXTRAÑABA, PERO ERA QUE ESTABAS TEJIENDO OTRA DE TUS BELLEZAS AMIGA...

    QUE TENGAS UNA LINDA SEMANA...

    ResponderExcluir
  2. Linda a manta!
    Acho que todas aguardamos com ansiedade a chegada dessa vidinha....
    Beijos pra sua filha!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sonia,

    Está muito linda essa manta.
    É muito gratificante ser vovó, meu netinho já vai fazer 1 aninho dia 14, passou rapido, Mateus é tudo de bom, lindo, carismático..nossa amo demais meu anjinho.
    Espero que tudo corra bem no parto de sua filha.

    bjs.
    Rosina

    ResponderExcluir
  4. Oi Sônia.
    Ficou linda sua manta!
    AMEI a cor,muito bom gosto!
    Abraços
    cintia

    ResponderExcluir
  5. Linda manta, Sônia! E o barrado, nada menos que perfeito! muito suave!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. hola amiga Sonia,que lindisimo ese trabajo,sus manos valen oro querida!!
    bjss de coraçon
    Ana

    ResponderExcluir
  7. OI Sonia querida.
    Muito linda e delicada essa manta e todos os outros trabalhos que você já fez para a netinha.
    Que ela venha com bastante saúde e abençoada por Deus, porque uma avó maravilhosa ela já tem, rs...que Deus abençoe o parto da sua filha e aguardamos notícias, beijos,
    Rose.

    ResponderExcluir
  8. Olá,Sonia!
    Linda a manta.
    Vou ficar fora por uns dias,talvez sem internet.Por isto posso demorar a ter acesso à boa nova,mas desejo que a Isabela chegue com muita saúde e seja só alegria para toda a família.
    Que Deus abençoe todos vocês.
    Um beijo,Nena

    ResponderExcluir
  9. beautiful!! your work is simply great!
    greets from germany
    andrea

    ResponderExcluir
  10. The edging turns an ordinary blanket into a spectacular project. Congratulations on the new arrival.

    ResponderExcluir
  11. eh vovó coruja...
    hehehehe...
    linda manta!!!
    parabéns!!!
    bjooo

    ResponderExcluir
  12. Ficou linda...parabens...depois eu gostaria de ver os detalhes do ponto....beijos

    ResponderExcluir
  13. QUERIDA SÔNIA MARIA!

    SUA MANTA ESTÁ LINDA!!!UM SHOW MESMO!!!SIMPLES E CHIQUE!!!

    PARABÉNS!

    BJO!

    MARIA ANTÔNIA

    ResponderExcluir
  14. Está mesmo muito linda, seus trabalhos são muito caprichosos.

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga
    Um capricho e muito lindo este ponto alongado, uma perfeição. A barra está linda, muito caprichado seu trabalho, adoro ver!!! E os dois lados acredito que fica lindo usá-la!!

    Beijos e desejo uma boa hora pra sua filha e muitas alegrias!!

    Márcia

    ResponderExcluir
  16. Oi Sonia, amei a manta e estou com um sobrinho em Montreal que vai nascer no inverno de lá, gostaria de saber que lã vc usou e que número de agulha. Não tenho muito intimidade com crochê por isso quero te fazer uma pergunta um tanto quanto boba, mas preciso saber e ao mesmo tempo ser sincera, o ponto alto alongado, é aquele que a gente puxa a laçada acima do que o normal?? Você poderia me explicar através do meu e-mail??
    Obrigada e que Deus a abençõe.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Soniaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, esqueci de perguntar o número de pontos que vc colocou e qual o tamanho vc fêz, rsrsrs
    Desculpe
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Sónia

    Aproveito para lhe dar os parabéns pela linda manta de bébé aqui postada e feita por si. As peças mais simples são as ideais para bébés. Esta ficou linda. É bom ter alguém que dê apreço aos seus trabalhos em nome da Isabela.
    Também estou expectante desejando, uma vez mais que tudo decorra pelo melhor para a futura mamã e já agora para a futura avó!!!
    Também eu tenho um mimo à espera da Isabela!!!

    Tenha uma boa semana.

    Isabel Tiago

    ResponderExcluir
  19. meus parabens seus trabalhos sao lindos e encantadores continue assim pois voce incentiva as pessoas a fazerem cada vez mais croches beijos Andrea de Colombo Paraná

    ResponderExcluir
  20. Hola Sonia...
    Se te extrañaba por la red...
    La manta de Isabella quedó hermosa, aunque me quedo con la intriga de que es el punto alto alargado y cuál es la diferencia con el punto alto doble... Ya aprenderé cuando nos muestres el gráfico!!!!
    Seguramente somos muchas las que esperamos ansiosas la llegada del día en que Isabella salga a conocer a sus papis y abuelos, para así conocerla también nosotros.
    Un abrazo muy cálido desde Montevideo, aunque don invierno nos esté regalando mucho frío.

    ResponderExcluir
  21. Ola Sonia,
    Adorei! Fiquei intrigada com o 'canto' barrado, voce poderia explicar qdo. tiver a oportunidade como ficou assim certinho e mitrado? Obrigada de antemao.
    Claudia

    ResponderExcluir
  22. Oi, Sônia Maria
    ficou muito delicada e aconchegante.
    Parabéns!
    Que Deus abençoe a chegada da sua netinha!
    Carminha

    ResponderExcluir
  23. Sônia, a manta ficou linda, e acredito ser de rápida confecção. Adorei, taí a prova que o básico do crochê já é bonito. Felicidades para a avó,para a mamãe e para a Isabela.Simonis Uzum...

    ResponderExcluir
  24. Olá Sonia Maria.
    Que manta linda, que bom gosto.
    Eu nao sei fazer esse pt. alto alongado, voce poderia por favor me ensinar? Qual é a linha que vc usou e a cor?Desde já agradeco.
    meu e-mail é rosamaria.sa@hotmail.com e meu nome é Rosa Maria.
    Prabéns pela manta e porque vai ser avó.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  25. Oii, Sonia querida !!!

    A manta está linda, como todos os teus trabalhos. Sou sua fã faz tempo ... e vc sabe disso.

    Mas o que eu mais estou curtindo de ver nesses últimos meses é a tua alegria e entusiasmo com a chegada da Isabella... é uma delícia!!!

    Que venha logo a sua netinha, cheia de luz e vida para dar muitas alegrias a vc e sua família.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  26. Ficou muito caprichada.Pra que ponto fantasia?Essa singeleza de pontos deu mais classe e charme para a peça.Ameeeeei.Parabéns.

    ResponderExcluir
  27. Ola SOnia Maria!
    Saudade de ti, eu estava férias e agora voltei.
    Achei a Manta linda.
    Ahh citei teu nome na minha ultima postagem veja lá.Só nao consegui postar o Link, nao entrou de jeito nenhum.Eu ainda apanho volta e meia do blog hehehehe.
    Um beijao minha linda.
    Linda.

    ResponderExcluir
  28. Olá, querida amiga Sônia Maria!!!
    Muito lindo seu trabalho, um show de manta....
    a Isabela c/ certeza vai adorar.
    Desejo mta benção p/ sua filha, e boas vindas a sua neta, mta Paz, e bençãos, abraços, ivete.

    ResponderExcluir
  29. olá,sonia!vc poderia mandar como faz o barrado da manta.obrigada,bjsssss!

    ResponderExcluir
  30. Oi Sônia

    a simplicidade e a beleza de mãos dadas nesta peça...ficou maravilhosa....adorei...

    um grande abraço

    Roseli

    ResponderExcluir
  31. Olá Sonia, não preciso elogiar muito somente dizer que o belo anda junto com a simplicidade, adicionado ao seu carinho e dedicação, bjs, sua fã Eni.

    ResponderExcluir
  32. Que horror Sônia! NUNCA na minha vida eu faria essa manta - Mas usaria ela rsrsr
    é linda e agora entendo o seu sumiço****
    Natty

    ResponderExcluir
  33. HELLO MY DEAR FRIEND, I DON´T SPEAK PORTUGUESE, SO I´M TRYING TO DO IT IN ENGLISH. IT IS NOT SO GOOD, BUT IS BETTER THAN NOTHING. YOUR PROJECTS ARE SO BEAUTIFUL. THANKS A LOT.

    ResponderExcluir
  34. Oi Sonia! Parabéns pelo anjo que vai chegar! Adorei a manta! Linda, linda, linda!Vc poderia me dizer como faz o ponto alongado?

    ResponderExcluir
  35. Oi Sonia!
    Ficou linda.apesar da simplicidade do ponto.
    Que fio vc usou?
    Deus te abençoe
    Silvia Regina

    ResponderExcluir
  36. OI COLEGA, LINDA TUA NETINHA FIQUEI SABENDO DEPOIS DA TUA VISITINHA NO MEU BLOG.AFOFA MUUUITO ELA POR MIM.SOU APAIXONADA POR CRIANÇAS E AINDA QUERO UM DIA TER NETINHOS.MIL ABRAÇOS E MIL BEIJOS.

    ResponderExcluir
  37. Oi Sônia adorei esta manta.
    Estou grávida de 2 meses, vc teria como mandar essa recita para mim.
    silvanagguerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. OLA amiga e a netinha deve estar mais linda ainda ne , que DEUS proteja esta nova princesinha e a abençoe ,amiga sei que vc esta longe mais quando puder poderia me falar qual linha vc fez aquela sua blusa sem manga achei linda e estou querendo fazer para o casamento civil para da minha filha que sera em outubro isto se vc puder me falar ,que DEUS te abençoe sempre bjs ...
    zilda regina mineira de BH
    oliveiraalvespinto53@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Oi Sônia, espero que esteja felicíssima!
    Um maravilhoso domingo com toda a família.
    Um abraço carinhoso da Wal

    ResponderExcluir
  40. Oii Sônia.
    Muito linda Isabela mesmo.
    Espero q volte logo!
    Beijinhos Mô =)

    ResponderExcluir
  41. OI Sonia!
    Parabéns por essa linda menina!
    Que o Senhor derrame bençãos sem medidas
    sobre a vida dela e de seus pais,e de sabedoria
    e discernimento na criação dela.
    Deus abençoe todos voces.
    bjd
    Silvia Regina

    ResponderExcluir
  42. Olá Sonia,
    Seus trabalhos são maravilhosos, essa manta achei lindíssima... Você postou que iria fazer o gráfico. Será que poderia me enviar.
    Muito obrigada
    Silvia
    e-mail: silvia.olivo@ig.com.br

    ResponderExcluir
  43. Olá Sonia,
    Achei linda a manta para Isabela de ponto alto alongado e pto baixo e borda de rede. Vc poderia me dizer qtos pontos vc colocou,qual a lã e dimensões? Muito obrigada
    Silvia
    silvia.olivo@ig.com.br

    ResponderExcluir
  44. Olá Sonia Maria, adorei e amei sua manta e gostaria muito de fazer uma para um ou uma sobrinho(a) neto(a) que virá em Abril. Minha sobrinha mora na França e lá vai estar frio na época. Para isso preciso que vc me esplique c/o fazer o ponto alto alongado e o ponto rede e quantos pontos para iniciar o trabalho, quantas carreiras de pontos altos alongados e pontos baixos e quantas de ponto rede, qual lâ (e se posso fazer tb com linha - e qual seria a mais macia para um dia mais para quente que frio), qual agulha e o que mais que me esqueci de perguntar. Um Grande abraço e muito sucessos nas sua obras e com este ser que creio, já chegou, não. Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  45. Oi Sonia

    Muito linda esta mantinha também! COmo tudo que vejo no seu blog!

    Quando você puder, poderia me enviar maiores detalhes de como fazer este ponto alongado? E também qual linha e agulha você usou.
    Sou muito sua fã!

    Grande beijo


    ps: meu email é: marcydab@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  46. claricesantosf ferreira
    para mim
    22 ago

    LINDA MANTA ,COMO TUDO QUE VC FAZ BJIM

    Date: Wed, 11 Aug 2010 06:15:20

    ResponderExcluir
  47. de carmen hevia
    para FALANDO DE CROCHET
    data 11 de agosto de 2010 20:36

    Muchas gracias, Sonia María:
    ¡No sabes cuánto admiro tus trabajos y ¡tanto más tu manera de entregar tu sabiduría a tantas, como yo, que nos gustan las manualidades, en especial el crochet!.
    Hace muy poco que conocí tu página, ya que viendo los videos de Elaine (un tesoro de mujer) veía el punto Sonia María y pensaba que se llamaba así por alguna portuguesa, de los tiempos aquéllos; para salir de la curiosidad busqué en google y te encontré.
    Que Dios te bendiga por tu entrega y tu amor al prójimo.
    Cariños,
    Karmyna

    ResponderExcluir
  48. de ILMA DUARTE
    para FALANDO DE CROCHET
    data 11 de agosto de 2010 20:56

    Oi Sonia
    Quero agradecer a sua atenção em me atender por email. Eu não tenho blog e tb não sei criá-lo, pois há dois meses é que tenho computador em casa e ainda estou iniciando, é que adoro trabalhos manuais, o crochê aprendi fazer os pontos básicos pela revistinha antiga da Linhas Corrente "Aprenda o Crochê" , e dai consigo tirar receitas da revista, é que sempre trabalhei em horário integral e continuo. Quanto ao tricô aprendi em criança os pontos e consigo tirar da receita, quando não é muito difícil, pois não tenho a quem recorrer se tiver dúvidas na receita.
    Eu também vou ser vovó pela 3a. vez, já tenho um casalzinho e agora virá outro menino, que será Raphael, então fiz sapatinho de tricô e o tenis all star, que tirei do blog da Josi Crochê, que foi minha nora que me deu a receita, ela não sabe nem crochê, nem tricô, eu nem sabia que tinham esses blogs, quando eu vi o tenis fique entusiasmada em fazê-lo e consegui. Eu não sabia que tinha blogs, fui apresentada pela minha nora, que me ensinou a visitá-los, mas ainda não sei entrar em contato com as pessoas, só foi vc que consegui por email, mas futuramente vou aprender.
    Gostaria que me enviasse a receita da manta, a cor, a quantidade de pontos, a barra e como fazer esse ponto alto alongado, que não conheço.
    A manta está muito bonita, delicada, a nenem ficará lindinha e aconchegante nela.
    Desejo que tudo corra bem com a chegada da Isabela, que Deus dê muita felicidade, saúde e paz para ela, sua filha e vc vovó, que ela dê muita alegria para voces, como eu tenho com os meus netinhos. Beijos e muito grata.
    Ilma

    ResponderExcluir
  49. de RIta de Cassia Corradini
    para FALANDO DE CROCHET
    data 13 de agosto de 2010 13:49


    Parabéns a todos!!
    Isabela...seja bem vinda,que Deus te abenções muito.


    Filhos são Heranças do Senhor

    ResponderExcluir
  50. Parabéns Sónia!!
    Amei a mantinha, vou fazer uma para o meu bébé :)
    Ticha

    ResponderExcluir
  51. Olá Sonia!

    Encontrei seu blog há pouco tempo quando estava procurando uma manta para fazer para meu sobrinho que vai nascer.

    Estou tentando fazer a manta marfim de ponto alto alongado (http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/08/manta-de-croche-para-bebe-crochet-baby.html), mas como sou crua em crochê, vou me virando como posso, rsrsrs, estou com uma dúvida no gráfico.

    É o seguinte:

    * entre as carreiras de ponto alto alongado eu faço uma carreira de ponto baixo?

    Fico grata pela ajuda e aproveito para parabenizá-la pelo blog e por todos os seus trabalhos.

    Beijos,

    Luanna Emmanuel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luana querida!
      Sim! Essa manta tem sempre uma carreira de ponto alto alongado e outra de ponto baixo. Depois me mande uma foto. Adoro ver os trabalhos da minhas queridas amigas e leitoras.
      Bons Croches!

      Excluir
  52. Sonia,vc é uma verdadeira fada do croche Amei a tecnica de fazer o inicio do croche(barra),com o ponto alto falso. So que agora não consigo visualizar mais o vidio. Tambem uma manta linda branca com o começo deste ponto,.,Como faço para obter a amostra?

    ResponderExcluir
  53. Sônia querida, venho novamente postar algo sobre esta mantinha maravilhosa!
    Estou terminando a minha e gostaria muito de saber se você tem idéia de qual o tamanho total dela(pois você cita que não contou as correntinhas).Estou com medo de que a minha fique muito grande e/ou pesada para um bebê, ou que ela deixe seus pezinhos de fora!
    Bom, não querendo abusar, mas já abusando, também queria saber sobre os cantos do barrado(que perfeição!).Como deixá-los tão certinho?
    Muitíssimo obrigada pela sua generosidade com todas nós, pobres mortais, aprendizes dsta linda arte que é o croche.
    Um grande beijo para você!
    Cris

    ResponderExcluir
  54. Olá, Cris!
    Normalmente as mantinhas para bebês medem de 80 cm x 80 cm ou 90 cm x 90 cm. No entanto como eu queria que ela fosse usada por mais tempo e também com cobertinha eu a teci bem maior e em formato retangular. A medida dessa, se não me engano, é de 1,40 por 1,20...
    Para fazer a barra e os cantos de forma perfeita siga o gráfico e siga o meu segredinho:
    Veja que as minhas correntinhas ficam bem fechadinhas... Se seu ponto for mais larguinho use uma agulha mais fina para as correntinhas da barra. Elas não podem ficar fluidas... Elas precisam ficar bem certinhas para que o barrado fique perfeito e não fique embabadando.
    Não se esqueça de me mostrar sua manta... Quero muito ver o seu trabalho e anotar aqui no blog que você a teceu.
    Bons Crochês!
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  55. Oi Sonia querida,tudo bem? Espero que sim!
    Estou escrevendo de novo(e agora pela última vez, pelo menos quanto à manta, eu prometo), para tirar mais uma pequena dúvida. Gostaria de saber se você fez algum acabamento em volta da última carreira da barra da manta, pois estou terminando a minha e acho que vai ficar diferente da sua(não que eu tenha a ilusão de que a minha vai ficar tão boa quanto a sua, mas quanto mais parecida melhor!).
    Mais uma vez obrigada e parabéns pelos lindos trabalhos, que eu não me canso de admirar.
    Beijinhos
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quinta-feira, 6 de outubro de 2011 16:25:00 BRT

      Que bom, Cris!
      É tão bom finalizar um trabalho, não é? Não se esqueça de me mandar fotos... Quero anotar no blog que você a teceu, ok? Bjs
      Respondendo a sua pergunta, eu não fiz nenhum acabamento não... É a própria barra mesmo...
      Beijos

      Excluir
  56. Que bom, Cris!
    É tão bom finalizar um trabalho, não é? Não se esqueça de me mandar fotos... Quero anotar no blog que você a teceu, ok? Bjs
    Respondendo a sua pergunta, eu não fiz nenhum acabamento não... É a própria barra mesmo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  57. Sôninha(já me sinto A íntima né?!) minha flor, tudo bem?
    Eu havia prometido a mim mesma que não falaria mais com você sobre a "manta maravilhosa", mas estou decepcionada com minha ignorância. Acredita que eu só percebi com a manta pronta que o ponto rede(acho que é esse o nome) da barra havia ficado muito justo, pois eu pulei mais correntinhas do que devia no iníco, então o número de arquinhos não foi o suficiente.Resultado: a "bichinha" ficou meio tortinha.Fiquei muiiito triste. Mas não vou desistir! Estou louca pra ter tempo de fazer mais uma, desta vez, mais atenta!
    Queria te dizer também, que recebi uma encomenda pra fazer três enxovais para bebê e suas receitas estão presentes em todos,claro!
    Um ótimo dia das crianças para a Isabela e para nós,rsrs.
    E que Nossa Senhora Aparecida( e o Cristo Redentor, que também faz aniversário hoje) ilumine seus caminhos.
    Beijocas
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, claro que pode me chamar de Sôninha! Aqui somos intimas sim!
      Amiga, essa barra fica linda, no entanto tem que ser tecida na medida certa para não ficar defeituosa... Às vezes modelando a peças conseguimos sanar esse problema. Isso se o ponto não foi tecido muito menor e se o probmema for apenas a localização de um ponto sobre o outro na tela, ou seja, quando ele vai ficando tortinho. Tente modelar sua barra... Veja como fazer isso no link a seguir http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2011/10/manta-de-croche-para-bebe-crochet-baby.html
      Muito Obrigada, pelo seu carinho e amizade!
      Beijos

      Excluir
  58. Ola Sonia... ja me inspirei em outro trabalho seu para meu primeiro grande trabalho numa manta e agora uma vez mais nessa daqui!
    Tenho acompanhado o seu blog e ja fucei em varias coisas que voce posta, parabens pelo seu trabalho!! Que vc continue nos inspirando e trazendo coisas novas!!!
    um bjo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, gostaria muito de ver os seus trabalhos e também de anotar aqui que você os teceu. Tem como me mandar foto. Vi que seu blog ainda não está ativo e essa é uma oportunidade para começar a postar nele. O que você acha?
      Beijos

      Excluir
  59. Olá Sonia, essa manta qtos novelos de super bebê vão para fazer? Aguardo sua resposta. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, não me lembro mais... Deveria ter anotado... Falha minha... Se não me engano em torno de 5 novelos de lã...
      Beijos

      Excluir
  60. adorei o barrado so nao consegui que o meu ficasse com o canto igual como é feito? grata Edna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, para que o canto da sua barra fique perfeito, marque a alça de correntinhas que fica bem no canto e teça sempre, sobre ela 1 Ponto Baixo (pb) + 5 Correntinhas (corr) + 1 Ponto Baixo (pb). Assim vai se formar o bico... Por que o bico se forma? Porque no ponto tela você tece apenas 1 pb sobre cada e depois tece o arco de correntinhas que fica entre um arco e outro... E no canto fica arco sobre arco...Observe no gráfico, a seguir, para melhor entendimento...
      Sua pergunta me propiciou melhorar meu post. Descrevi mais claramente no post como fazer o canto da barraa... Muito Obrigada por isso... Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca